Navegue nesses idiomas também

domingo, 14 de abril de 2024

Recompensa pela Oração com base em Mateus 6.6

 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

A oração, o jejum e a oferta são atos piedosos que, quando praticados com sinceridade e verdade, têm o reconhecimento do Senhor.

1) Quando Jesus falou de recompensa, não pensava exclusivamente em termos de um prêmio material. 

É evidente que no Antigo Testamento a bondade e a prosperidade estão intimamente relacionadas. 

Se um homem prosperava, se seus campos eram férteis e sua colheita abundante, se tinha muitos filhos e sua fortuna aumentava, supunha-se que tudo isto demonstrava a bondade de seu caráter. 

Este é, precisamente, o problema que existe na exposição do livro do Jó, devido a limitacao do tempo, nao vou comentar

Nos Salmos 37 e 91 tambem nos estimula a pensar assim.

"Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Salmo 37:25). E em outro lugar diz o salmista: "Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda" (Salmo 91:7-10). 

Estas são palavras que Jesus nunca teria pronunciado. Nunca prometeu prosperidade material a seus discípulos. De fato, prometeu-lhes julgamentos e tribulações, provas e angústias, sofrimento, perseguição e morte. É evidente que Jesus ao falar de recompensa não pensava em termos materiais.

(2) A segunda coisa, é que a recompensa mais alta nunca é recebido por quem a procura.

Quais são as recompensas de uma vida cristã?

A verdade básica e geral, Jesus não pensa em recompensas materiais. As recompensas da vida cristã se constituem recompensas apenas para quem possui uma mentalidade espiritual. 

A primeira entre as recompensas cristãs é a satisfação. Fazer o que é justo, obedecer a Jesus Cristo, aceitar seu caminho, conduzam ou não a outras formas de recompensa, sempre produzem satisfação, que não se pode comprar com todo o dinheiro do mundo.

A segunda recompensa da vida cristã é receber mais trabalho a fazer. Na parábola dos talentos a recompensa dos servos fiéis é um aumento de suas responsabilidades (Mateus 25:14-30).

 A terceira, e última recompensa cristã é o que muitos homens, ao longo dos séculos, denominaram a visão de Deus. o homem que durante toda sua vida procurou caminhar com Deus, e quis obedecer ao Senhor, perseguindo o bem em toda circunstância e situação, está cada vez mais perto de Deus, até que finalmente passa a sua presença imediata, ante seu trono de graça, e não experimenta temor nem angústia, e sim uma alegria radiante – e esta é a mais alta de todas as recompensas.


A oração é um chamado para interceder e buscar a face de Deus.

 A oração é um chamado para interceder e buscar a face de Deus. Deus está nos chamando para um nível mais profundo de oração e intercessão. 

Oração traz honra a Deus. 

A oração irá preparar os nossos corações para a verdadeira adoração.  

A oração nos traz para um local de total dependência de Deus. 

Deus não é relutante em responder nossas orações. 

De fato, a oração nos habilita a receber todas as Suas promessas. 

Nosso objetivo na oração e na adoração deve sempre ser manter comunhão com Deus. 

Como você aprende a adorar? Adorando! Como você aprende a orar? Orando! Deseje mais a Deus do que uma resposta